A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Convênio nº 5900.0113062.19.4, processo nº SEI n° 23089.102938/2019-54, com o objetivo de apoiar o projeto “Mar de Alcatrazes – Monitoramento de invertebrados, peixes e fatores abióticos no ambiente marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, litoral norte do Estado de São Paulo”, especificamente no programa “Ecologia e Monitoramento de Espécies Exóticas”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico-administrativo do referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
1.
Função | Código da Vaga | Atribuições | Escolaridade mínima | Quantidade de Vagas | Valor mensal da Bolsa (R$) | Duração |
Apoio Técnico à Pesquisa | AP-TEC 1 | Apoio ao planejamento e realização das atividades de campo e laboratório, bem como organização e análise de dados coletados | Curso Superior completo em Ciências do Mar, Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia ou áreas afins. | 01 | R$ 2.000,00 | 12 meses |
Apoio Técnico à Pesquisa | AP-TEC 2 | Apoio ao planejamento e realização das atividades de campo e laboratório, bem como à organização dos dados coletados | Curso Superior completo em Ciências do Mar, Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia ou áreas afins. | 01 | R$ 1.500,00 | 12 meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidata/candidato ao processo seletivo deste edital, para a vaga de Apoio Técnico à Pesquisa 1 (AP-TEC 1) aquela/aquele que:
1.1.1. Tenha graduação completa em Ciências do Mar, Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia ou áreas afins.
1.1.2. Tenha experiência prévia em estudos de comunidades marinhas bentônicas de substrato consolidado.
1.1.3. Tenha bom domínio do pacote Office, incluindo a gestão de planilhas.
1.1.4. Tenha certificação de mergulho autônomo.
1.1.5. Resida ou esteja disposta (o) a residir em São Sebastião ou adjacências.
1.1.6. Tenha domínio da leitura de artigos científicos em inglês.
1.1.7. É desejável, mas não constitui pré-requisito, que a(o) candidata(o) tenha experiência de análise estatística de dados biológicos, experiência prévia em estudos de espécies exóticas marinhas e uso de programas para elaboração de mapas.
1.2. Compreende-se como perfil da(o) candidata(o) ao processo seletivo deste edital, para a vaga de Apoio Técnico à Pesquisa 2 (AP-TEC 2) aquela/aquele que:
1.2.1. Tenha graduação completa em Ciências do Mar, Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia ou áreas afins.
1.2.2. Tenha certificação de mergulho autônomo.
1.2.3. É desejável, mas não constitui pré-requisito, que a(o) candidata(o) tenha experiência com o pacote Office, incluindo a gestão de planilhas.1.2.4. Resida ou esteja disposta (o) a residir em São Sebastião ou adjacências.
1.3. São atribuições da (o) bolsista:
1.3.1. Para a vaga de Apoio Técnico à Pesquisa 1 (AP-TEC 1).
1.3.2. Preparar e executar um plano de trabalho em consonância com as atividades do projeto;
1.3.3. Auxiliar nas diferentes etapas das atividades de campo, conforme necessidade da equipe;
1.3.4. Organizar e realizar a manutenção de equipamentos usados no projeto;
1.3.5. Analisar as amostras biológicas coletadas no contexto do projeto;
1.3.6. Analisar fotografias e vídeos para identificação de organismos bentônicos de substratos consolidado e de espécies exóticas;
1.3.7 Auxiliar com a elaboração de materiais de divulgação das atividades desenvolvidas e dos dados obtidos no âmbito do projeto;
1.3.8 Colaborar na produção dos materiais, documentos de sistematização do projeto e produzir relatórios esporádicos e/ou quando solicitado, conforme demanda da equipe do projeto;
1.3.9. Contribuir na busca bibliográfica e sistematização de informações em artigos científicos, livros e outros documentos.
1.3.10 Cumprir o trabalho na modalidade presencial, salvo em caso de orientações institucionais distintas.
1.4.1. Para a vaga de Apoio Técnico à Pesquisa 2 (AP-TEC 2).
1.4.2. Preparar e executar um plano de trabalho em consonância com as atividades do projeto;
1.4.3. Auxiliar nas diferentes etapas das atividades de campo, conforme necessidade da equipe;
1.4.4. Organizar e realizar a manutenção de equipamentos usados no projeto;1.4.5. Auxiliar na organização, triagem e análise de amostras biológicas no laboratório;
1.3.6. Analisar fotografias e vídeos para identificação de organismos bentônicos de substratos consolidados e de espécies exóticas;
1.3.7 Cumprir o trabalho na modalidade presencial, salvo em caso de orientações institucionais distintas.
1.4. Serão disponibilizadas:
1.4.1. 02 (duas) vagas na modalidade Apoio Técnico à Pesquisa (AP-TEC).
2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO
2.1 Para o desenvolvimento das atividades previstas, os bolsistas deverão dedicar 30 horas semanais.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período de: das 00h:01min do dia 31/01/2022 às 23h:59min do dia 10/02/2022.
3.1.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia para sergio.coelhosouza@gmail.com, do comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e carta de intenção com até 2 páginas, em que se apresente a experiência desejável para a vaga e a motivação para participar do projeto.
3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo da(o) candidata(o), o NÚMERO DESTE EDITAL e o CÓDIGO DA VAGA.
3.2. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado:
4.1.1 Bolsa de Apoio Técnico à Pesquisa 1 (AP-TEC 1).
4.1.2. (Uma (1) bolsa mensal no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, pelo período de 12 (doze) meses, correspondente ao período compreendido entre 15/03/2022 e 15/03/2023.
4.1.3 Bolsa de Apoio Técnico à Pesquisa 2 (AP-TEC 2).
4.1.4. Uma (1) bolsa mensal no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, pelo período de 12 (doze) meses, correspondente ao período compreendido entre 15/03/2022 e 15/03/2023.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1 Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não será permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2 É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidata(o) selecionada(o) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.
6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:
6.1.1 Análise dos currículos e cartas de intenção das candidatas e dos candidatos.
6.1.2 Entrevista, que será realizada de forma virtual pelo aplicativo Google Meet.
6.2. É de responsabilidade da(o) candidata(o), aprovada(o) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://www.fapunifesp.edu.br/.
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatas(os) por vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas
acarretará, automaticamente, a desclassificação da(o) candidata(o),
independentemente do motivo alegado.
7.
DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Etapa |
Descrição |
Caráter |
Período |
1a fase |
Análise
curricular |
Classificatória
e eliminatória |
11 de
fevereiro de 2022 |
2a fase |
Convocação
para entrevista |
Divulgação
e convocação das(dos) candidatas(os) para a 2a fase |
14 de
fevereiro de 2022 |
3a fase |
Entrevista |
Eliminatória |
15 e 16
de fevereiro de 2022 |
4a fase |
Resultados |
Divulgação
das(dos) candidatas(os) aprovadas(os) |
A partir
de 18 de fevereiro |
7.1. O presente processo seletivo será válido por
06 meses.
7.2. O contrato da(o) bolsista poderá ser
prorrogado, mediante interesse da instituição ou disponibilidade de recurso
financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação
definido neste edital (12 meses).
7.3. As atividades terão início em 15/03/2022 e
término em 15/03/2023.
8. DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do
processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço
eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01
(um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da
mensagem, a(o) candidata(o) deverá identificar: Recurso para processo seletivo
– PROJETO – “MAR
DE ALCATRAZES”.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de
Seleção, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por
outros meios não especificados neste Edital.
9. DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. A(o) candidata(o) selecionada(o) deverá
assinar Termo de Concessão de Bolsa em 2 vias originais, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração do Termo, a(o) candidata(o),
deverá providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes
do link https://www.fapunifesp.edu.br/?page_id=4859
9.3. É obrigatório que a conta da(o) bolsista seja
conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do
Brasil.
9.4. A(o) candidata(o) aprovada (o), que não for
correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio
de carta fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados
bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as
documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade da(o)
solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens deste Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais
sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de
resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser
revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da
Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa de Pesquisa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao
projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s)
membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s)
mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.
Em virtude da desistência de Andreia Cristina Barbosa de Oliveira, convocamos a primeira suplente para ocupar a vaga de Bolsista de Pesquisa:
Ludmilla do Nascimento Falsarella
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas de Pesquisa:
APOIO TÉCNICO À PESQUISA – AP-TEC 1
TITULAR
Andreia Cristina Barbosa de Oliveira
SUPLENTES
1° – Ludmilla do Nascimento Falsarella
2° –Daniel Abatte
APOIO TÉCNICO À PESQUISA – AP-TEC 2
TITULAR
Heitor de Macedo Meira
SUPLENTE
Cláudia de Lima Ramos Aquaroli
Convocamos os candidatos a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada nos dias 15 e 16/02/2022, nos horários especificados.
Considerando a recomendação de isolamento, para redução da propagação da Covid-19, as entrevistas ocorrerão por vídeo conferência, através da plataforma google meet:
APOIO TÉCNICO À PESQUISA – AP-TEC1
DATA: 15/02/2022
14:00h – Andreia Cristina Barbosa de Oliveira – meet.google.com/yfk-hmmt-evi
14:45h – Daniel Abatte – meet.google.com/svh-vhzy-etg
15:30h – Felipe de Carvalho Aranha Vieira – meet.google.com/bnm-xavd-cds
16:30h – Ludmilla do Nascimento Falsarella – meet.google.com/pte-xuhg-ude
17:15h – Celine Phillip Diogo – meet.google.com/dsn-ukrn-xus
APOIO TÉCNICO À PESQUISA – AP-TEC2
14:00h – Márcio Silva Bezzi – meet.google.com/dqr-ioss-oqt
14:45h – Cláudia de Lima Ramos Aquaroli – meet.google.com/pwr-eoei-yng
15:30h – Cláudia Santana Ferreira – meet.google.com/zim-ofgq-buc
16:30h – Heitor de Macedo Meira – meet.google.com/mnf-sdap-qpg
17:15h – Amanda Fernandes da Rocha Simonetti – meet.google.com/chh-znqv-rmq